quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Plantas que Ajudam a Proteger o Lar

 Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata ou Sansevieria zeylanica)
A espada-de-são-jorge ou espada-de-santa-bárbara, (Sansevieria trifasciata ou Sansevieria zeylanica), também conhecida como língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria, é uma planta herbácea de origem africana.

Além do seu uso ornamental, as espadas-de-são-jorge são também conhecidas como plantas de proteção contra o mau-olhado, devendo ser colocadas próximo à entrada das casas.
Nas Religiões afro-brasileiras, ela é também chamada de espada-de-ogum (quando tem coloração verde) ou espada-de-oxóssi (bicolor, com bordas amarelas).
Esta folha sagrada é uma folha gún (excitante, "quente"), sempre presente nos rituais de sasanha e na realização de águas sagradas denominada de abô.
De acordo com pesquisa científica, sansevieria trifasciata: Limpa do ar benzeno, metanal (formol), tricloroetileno, xileno e tolueno. E produz oxigenio durante a noite.


É geralmente cultivada em vasos, em canteiros a pleno sol e irrigada periodicamente. Também é apropriada para a composição de jardins de pedras, por ser uma planta rústica. Prevenidos com espada e lança, quem vive na casa pode acreditar que São Jorge não vai permitir que os inimigos alcancem a morada.

Pimenteira ornamental (Capsicum frutescens)

Resultado de imagem para Pimenta ornamental - Capsicum 


É outra que tem poder de repelir os maus fluidos. Conta-se que quando a energia do ambiente está ruim, a pimenteira fica completamente seca.

Além de servir de amuleto, pode ter tons amarelos e vermelhos, trazendo mais colorido à decoração. Elas devem ser cultivadas a pleno sol, em terra fértil misturada à terra vegetal.


Arruda (Ruta graveolens)


As referências da arruda como erva protetora são encontradas em culturas muito antigas. Seus poderes são contra as “más vibrações” e é usada em magia e religião. Alguns usam atrás da orelha, para afastar o mau-olhado, e outros fazem chás para questões medicinais.

O vaso de arruda pode pegar sol direto por algumas horas ou luz indireta e intensa o dia todo.


Kalanchoê ou Flor-da-fortuna

Considerada a flor-da-fortuna e da felicidade é muito presenteada entre amigos e parentes. Suas flores podem ser simples ou dobradas de muitas cores diferentes, com grande durabilidade. As variedades de flores dobradas são chamadas de Calandivas ou Kalandivas.

Plantadas em vasos têm sua beleza exaltada, porém podem ser plantadas no jardim, formando maciços e bordaduras, acrescentando um colorido original.

Lírio da paz (Spathiphyllum wallisi)

Também conhecida como “bandeira branca”, a planta é responsável por trazer harmonia ao ambiente. Essa é uma das plantas mais versáteis que existe, é ideal para decorar ambientes internos como escritórios e para iluminar aquele cantinho mais escuro de casa.

Além disso, é considerada uma planta purificadora. Estudos atestam que ela é capaz de amenizar ondas eletromagnéticas emitidas por equipamentos eletrônicos e filtrar poluentes. Segundo o Feng Shui, oferece proteção e harmonia ao lar.


Árvore da felicidade (Polyscias fruticosa e Polyscias guilfoylei)


Catalisadora de energias positivas, a planta é mais indicada para ambientes externos, pois pode atingir até 3m de altura. Diz a tradição que ela deve ser recebida de presente, nunca comprada.

Uma curiosidade sobre essas plantas é que elas exalam um aroma característico sempre no final da tarde.


Vaso das sete ervas


Esse combinado poderoso de várias ervas espanta qualquer energia ruim.

Arruda, comigo-ninguém-pode, pimenta, alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, abre-caminho e guiné são as plantas que compõem o vaso. Pode ser comprado pronto ou montado em casa.


Paz e felicidade

De nada adianta pensar só em se proteger contra o pensamento dos outros. É importante também pensar no bem-estar familiar, com mais felicidade e dias afortunados.


plenaluce@bol.com.br


Nenhum comentário: